Um dos conceitos mais polêmicos que temos atualmente é a beleza. Os padrões de beleza atuais são fortemente influenciados pela mídia, que define o que é ou não belo. Até aí tudo bem,o problema é que as pessoas estão dispostas a fazer qualquer sacrifício para fazer parte deste padrão.
Os padrões de beleza variam de acordo com a época e o local, no renascimento, as mulheres consideradas belas eram as mais cheinhas. Isto porque esta imagem era associada a saúde, em um época que as pessoas adoeciam e morriam muito mais do que hoje. Também diferenciava a mulher das classes mais altas das mulheres pobres, sempre ás voltas com a fome. O mesmo critério se dava em relação ao tom de pele. as mulheres procuravam por uma pele alva, símbolo de status, pois significava que não trabalhavam ao sol, como as camponesas, que por isto eram bronzeadas. Após a revolução industrial, as mulheres pobres foram trabalhar nas fábricas, consequentemente a sua pele não estava mais bronzeada, e as mulheres das classes altas podiam ficar o dia todo no campo ou na praia. assim agora o bronzeado é que era o símbolo de status.
Atualmente os padrões de beleza não seguem mais critérios tão sutis. As pessoas tentam se parecer com os artistas e modelos que aparecem na televisão, alterando as suas características corporais de maneira exagerada, por vezes doentia, Vejam a anorexia, a bulimia, os esteróides as cirurgias plásticas invasivas, e outros exemplos que vemos diariamente.
Partindo desta situação, alguns artistas decidiram representar as musas do renascimento nos dias atuais, pressionadas pela necessidade de seguir os padrões ditados pela mídia e pela indústria da moda, provavelmente elas se renderiam aos padrões e se pareceriam com isto:
Pobre Vênus, já tinha uma anatomia esquisita,
agora então, ficou toda desengonçada.
E você, faz qualquer coisa para se enquadrar nos padrões?
Da minha indefectível fonte de inspiração:ryotiras .
Nenhum comentário:
Postar um comentário