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quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Como desmotivar os alunos de Arte?

Os professores de artes visuais lutam para fazer reconhecer a importância de sua matéria. Em um país que não valoriza a arte como devia, ele se sente como um defensor da continuidade do conhecimento e da valorizaçao artística. A mídia, o sistema, ou seja lá quem for, representam o vilão desta história. Ao impor conteúdos de baixo valor cultural, massificam e nivelam a oferta de arte a população.
Esta é a situação como a vemos: Nós, tentando ensinar e produzir mais arte, contra um mercado consumidor que quer produtos mais populares. Nunca passou pela nossa cabeça que talvez tenhamos culpa da pouca produção artística ? Antes de mais nada, eu sei que o papel do professor de arte não é o de criar artistas. Porém muito menos é o de afastar as pessoas da arte. Mas nós fazemos isto. Como? Massificando o ensino de arte, trabalhando sempre com os mesmos temas, e super valorizando o desenho.  A representação realista ainda é fator de avaliação na disciplina, e de valorização dos alunos que a possuem.
O Brasil é o país do desenho. Assim como é o país do futebol. Porque?
Quando eu estudava, a disciplina de educação física se resumia a futebol e voley. Se você não demonstrasse habilidade nestes esportes,  seria considerado inepto para a prática esportiva, pois era só o que conhecíamos.
 Assim, o Brasil se tornou multicampeão mundial com o futebol e o vôlei, ao passo que em outras categorias esportivas é um desastre. Vejam nas olimpíadas. Sempre ficamos com um número de medalhas inferior a paises com a população proporcional a nossa, e inclusive  em comparação com países muito menores.
É o resultado de falta de incentivo e descoberta de talentos nas categorias de base, na escola. 
Eu fui uma negação nos esportes. Não sabia jogar futebol e nem vôlei. Porém, talvez tivesse a compleição física ou o biótipo de um atleta, ou um ciclista, nunca saberemos, pois não tive a oportunidade de descobrir.
O que isto tem a ver com a arte? Simples, na disciplina grande parte das aulas são focadas no desenho. os alunos que demonstram talento são valorizados. Os que não possuem, se sentem sem condições de produzir arte, envergonhados da sua produção. Quem pode garantir que não estamos deixando de incentivar um grande escultor? Ou fotógrafo, produtor de videos, enfim, a arte é muito mais do que apenas desenho.
Perdí a conta das vezes em que colegas da faculdade me disseram que o seu curso preferencial era arte, e das pessoas que me disseram que gostavam de produzir arte, mas que desistiram. Quando pergunto porquê, a resposta é sempre a mesma: Eu não sei desenhar como vocês (alunos de Arte), eu não tenho talento... Quantas pessoas deixaram de seguir carreira na arte por causa destes conceitos ultrapassados que associam a arte ao desenho, e talento a representação fotográfica? Quantas ainda faremos desistir antes de contemplar outras formas de produção artística, variando as aulas, tornando-as mais interessantes, atuais, e cumprindo o que preveem os parâmetros curriculares nacionais?
O Brasil é o pais do futebol. E o país do desenho. Quantas vezes você viu um desenhista em uma praça, copiando fielmente os retratos das pessoas. Várias, com certeza. E quantas vezes você viu alguèm produzindo outra forma de arte, qualquer que seja? poucas, não?
Não há  desculpa para mantermos este sistema, os materiais estão cada vez mais acessíveis e outras formas de criação, como a fotografia e o vídeo são extremamente atraentes para os jovens  Devemos variar os meios expressivos para permitir aos alunos a construção de um conhecimento abrangente sobre a arte. Do contrário teremos aulas cada vez mais repetitivas, desinteressando os alunos.  O desapego que estes demonstram com as aulas de arte são sintomáticos: precisamos urgentemente rever nossa conduta, ou seremos responsáveis pelo afastamento cada vez maior dos alunos e da arte.

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