Contemplar as suas escolhas estéticas é essencial para criar um processo de ensino aprendizagem efetivo e que faça sentido para eles. Eternizamos o desenho e a colagem, repetindo em todo o ensino fundamental o que os alunos já faziam no primário. Ao mesmo tempo deixamos de lado a fotografia, o video, entre outras formas de expressão que são justamente as mais interessantes para esta faixa etária. Não quero dizer aqui que devemos contemplar apenas estas linguagens, nem que o curriculo deva ser ditado exclusivamente pelo gosto dos alunos.
O caso é que nós não contemplamos estas alternativas, ou, quando o fazemos, utilizamos mal as suas possibilidades. Por causa desta distância entre o que ensinamos e o que os jovens tem como significativo é que o ensino de arte é visto como uma disciplina morta, que trata exclusivamente de obras que estão mofando em museus do outro lado do planeta, enquanto esquece o que está sendo produzido atualmente, e que estes jovens estão consumindo.
O ideal, é que possamos conciliar a arte hegemônica com a cultura visual, criando e ressaltando as ligações que existem entre ambas, de modo que os alunos possam realizar este percurso do que já conhecem, para o que deveriam conhecer, sem hierarquias ou valorizações preconceituosas de uma forma de expressão sobre outra.
Enfim, me estendí mais do que devia, esta introdução foi só para trazer a tona a idéia que vem me atormentando: seria possível utilizar os memes, tão populares atualmente, em uma aula de arte?
Claro que eu sei que eles são representações estereotipadas, simplificadas ao extremo, e que não acrescentam muito em relação a representação da figura humana.
Porém, o desenho já não é a principal, ou única finalidade da arte, e, talvez utilizar estas figuras prontas para criar roteiros, ou expressar conceitos simples possa ser uma alternativa.
Vocês já repararam que as tirinhas dos memes se assemelham a pequenas crônicas, narrando o cotidiano dos jovens? Claro que não é um primor de roteiro, mas a utilização das figuras pode ser um ponto de partida, para criar pequenas histórias, e só então, poderíamos passar para o próximo passo, o refinamento do desenho. Dividindo assim, os memes serviriam como um storyboard, suportando e dando forma para a história. quanto ao roteiro, sempre teremos grandes nomes para nos apoiar, e servir de exemplo.
Deixo abaixo alguns cartunistas e ilustradores de grande talento, que podem ser utilizados tanto para a interpretação e leitura, quanto de suporte para os alunos.
Fontes: Clube da Mafalda
Mentirinhas :
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