Porém nós devemos lembrar que a responsabilidade de proporcionar imagens de referência de qualidade, contextualizar e acompanhar o processo produtivo dos alunos é do professor.
Mas, se você faz tudo isso, e o resultado ainda não é visível, talvez o culpado seja o tempo. Isso mesmo, o tempo. Quanto tempo dura em média uma aula de arte? 45, 50 minutos? Desconte aí o tempo de acomodação e dispersão dos alunos, a chamada, e a explicação sobre o trabalho propriamente dita, e sobra menos de meia hora útil.
Você, professor, consegue fazer um trabalho artístico significativo em apenas meia hora? Mesmo quando a proposta do trabalho foi apresentada para você pela primeira vêz? Era este o tempo que você gastava para fazer os seus trabalhos na faculdade? Se a resposta a estas perguntas for não, significa que você é uma pessoa normal, assim como eu e a maioria dos seus alunos. Só um gênio da arte consegue dar conta de criar, produzir e entregar um trabalho artistico em um prazo tão curto. Portanto, ampliar os prazos dos planos de aula, e permitir que os alunos reflitam sobre a proposta da aula, e internalizem os novos conhecimentos, acrescentando-os aos que já possuíam, pode ser uma solução interessante.
Para vocês refletirem ,deixo este sensacional vídeo que ví lá no Sai Daquí ! :
Mais de educação: A base da educação. e Como desmotivar os alunos de Arte?
Nenhum comentário:
Postar um comentário