Informática e Ensino da Arte
Profa: Cláudia Zamboni de Almeida
Aluno: Paulo Denílson Prusch
Plano de Aula: Manipulação digital de imagens
Série:
Primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio
Componente curricular:
Artes Visuais
Professor:
Paulo Denílson Prusch
Tempo:
Quatro períodos de aula
Assunto:
Técnicas de manipulação de imagens
Objetivos específicos:
O objetivo específico deste trabalho é a produção de imagens digitais, 2d, bitmap, utilizando o software Gimp, com significação artística, utilizando a poética pessoal dos alunos para explorar o conceito de sombra e ausência presentes na obra da artista Regina Silveira, e em outras imagens que complementarão a construção destes conceitos.
Objetivos gerais:
São objetivos deste trabalho que alunos conheçam a obra da artista Regina Silveira, compreendam o uso que esta faz do conceito da ausência e das sombras, que possam relacionar estes conceitos em outras imagens, compreendendo a simbologia utilizada em sua aplicação.
Também são objetivos deste trabalho que os alunos consigam ampliar estes conceitos, percebendo a ausência em um âmbito social, estabelecendo relações de causa e conseqüência, e que os alunos consigam aplicar estes conceitos, produzindo imagens que demonstrem objetivamente o que está subjetivamente exposto nas imagens analisadas sob este viés, utilizando para isto a simbologia das sombras e da ausência.
Recursos:
Computadores do laboratório de informática, câmeras fotográficas digitais, e imagens retiradas da internet.
Necessidade:
Devido á rápida expansão e popularização da tecnologia em imagens digitais, se faz necessário o aprendizado das técnicas para manipulá-las, fazendo desta manipulação um recurso para a criação artística.
Metodologia
Este projeto pressupõe o conhecimento, por parte dos alunos, das técnicas necessárias para executá-lo. O cronograma parte da etapa imediatamente posterior a este ensino, que será resumidamente feito da seguinte maneira:
Em um primeiro momento serão ensinadas as técnicas básicas necessárias para a execução das tarefas, sendo complementadas posteriormente, caso algum trabalho específico exija técnicas adicionais. As técnicas serão ensinadas com exercícios prontos, passo a passo, e que serão posteriormente repetidos pelos alunos.
As técnicas básicas exigidas neste trabalho são:
Ferramentas de seleção-Cópia e colagem –Redimensionar-Camadas –
Opacidade e transparência-Sombra projetada-Perspectiva-Matiz e saturação
Aulas um e dois, Leitura de imagens e construção de conceitos:
Após o aprendizado da técnica, os alunos farão uma leitura estética com as obras da artista Regina Silveira, após o qual será feito um debate sobre o uso que a artista faz das sombras, e o conceito de ausência que a artista utiliza nestas obras, explorando elementos que os alunos não tenham percebido em um primeiro momento, procurando conduzir o debate de modo que os alunos consigam perceber o uso simbólico destes elementos pela artista e as possibilidades que podem explorar desta simbologia. Para auxiliar nesta compreensão será trazida a definição destes termos, para que os alunos possam compreendê-los de maneira mais abrangente, assim como os poemas que acompanham as imagens, que dão uma visão mais poética aos termos analisados. Ex:
Sombra s. f.:
Claridade atenuada pela interposição de um corpo entre ela e o objeto luminoso.
Silhueta que um corpo desenha numa superfície quando ele se interpõe entre ela e o Sol ou uma luz.
Por ext. Escuridão, trevas. -Fig. Leve defeito; senão; mácula. - Viso; aparência; idéia. -Leve noção, tintura.
Segredo; mistério. -Visão; fantasma; espectro.- Pessoa que acompanha outra constantemente ou a persegue.
Vislumbre do que perdeu o seu antigo brilho, a sua antiga grandeza ou influência. -O que entristece o espírito.
Seguimos esta aula com a leitura estética de algumas imagens , ouvindo a leitura dos alunos, em um primeiro momento, e após analisando as possibilidades do uso das sombras e da ausência implícita, ou presença simbólica de determinados elementos nestas imagens.
As imagens serão divididas em dois grupos, primeiramente analisaremos apenas o uso formal/conceitual do uso das sombras, ausências, presenças implícitas ou subjetivas nestas imagens, e posteriormente, as imagens do segundo grupo serão analisadas em uma leitura conduzida, onde será discutida a ausência em um contexto social, a falta de alguns elementos específicos na história de vida destas pessoas como causadora de situações indesejáveis. Também as sombras, aqui significando medos, insegurança, incertezas, exclusão, solidão, enfim sentimentos e situações negativas á que estas pessoas estão expostas serão analisados.
As imagens serão analisadas nesta ordem, para conduzir, gradualmente a compreensão dos conceitos, do formal, conceitual, até o uso dos elementos, sombra e ausência, para a construção de significados simbólicos em uma imagem.
Após esta analise os alunos serão questionados sobre de que forma poderiam representar estas situações simbolicamente, utilizando os elementos estudados, em uma imagem manipulada digitalmente.
É fundamental que os alunos tenham a clara compreensão destes conceitos para passarmos para a
fase de produção.
Tarefa:
Os alunos deverão pesquisar imagens para referência e produção das fotos na internet, tendo como base os sites:
Worth 1000: http://www.worth1000.com/
Olhares.com: http://br.olhares.com/
Flickr: http://www.flickr.com/
Site de Regina Silveira: http://reginasilveira.uol.com.br/
Além de pesquisa no Google – imagens, utilizando as palavras chave: "ausência, absente, sombra, shadow, exclusão, miséria, entre outras que os próprios alunos considerarem pertinentes. As mesmas palavras podem ser utilizadas na pesquisa nos sites.
Os alunos também poderão fotografar as imagens que serão manipuladas.
As imagens deverão ser trazidas para as aulas três e quatro.
Aulas três e quatro:
Serão dedicadas á manipulação das fotos, com acompanhamento individual por parte do professor, para o esclarecimento de duvidas, e, se necessário o ensino de técnicas/ferramentas adicionais que sejam exigidas em algum trabalho específico.
Todos os alunos serão incentivados a percorrer a sala, analisando e trocando idéias sobre o trabalho dos colegas.
As imagens serão impressas e expostas na escola.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela apreensão dos conceitos estudados nesta unidade de ensino, pela compreensão do uso formal e conceitual das sombras e da ausência, na obra da artista Regina Silveira, bem como estes e outros usos destes elementos nas demais imagens utilizadas neste trabalho.
As relações que eles estabelecem entre estes conceitos das imagens e os textos que as acompanham, a transposição destes conceitos na leitura guiada das imagens com temática social, a compreensão simbólica da ausência neste contexto, com o estabelecimento de relações causa/efeito, e finalmente a aplicação deste aprendizado na produção das imagens terão especial interesse na avaliação
Em todos os trabalhos os alunos serão avaliados pela responsabilidade, participação e interesse perante a tarefa.
Avaliação do projeto:
1)O plano de aula surtiu os efeitos desejados?
2)Qual a reação dos alunos perante a proposta do plano?
3)Os alunos demonstraram interesse em ampliar seus conhecimentos nesta matéria?
4)Eu consegui construir os conceitos com os alunos?
5)O que eu devo mudar na próxima vez que aplicar um plano semelhante?
Observações:
O tempo determinado para cada tarefa é estimado, podendo ser modificado de acordo com o andamento dos trabalhos. Da mesma maneira o roteiro seguido pela metodologia poderá ser alterado de acordo com as demandas dos alunos.
Sempre acrescento uma avaliação do projeto em meus planos de aula, para sistematizar as reflexões sobre a minha prática pedagógica.
As imagens utilizadas neste projeto foram retiradas de blogs e sites que, em sua maioria não põe referência nas suas imagens, de modo que infelizmente não tenho o nome dos seus autores.
Procurei focar o trabalho na leitura e manipulação digital de imagens, de modo que deixei de lado outras possibilidades de exploração destes temas para não torná-lo muito extenso.
Referências:
Worth 1000: http://www.worth1000.com/
Olhares.com: http://br.olhares.com/
Flickr: http://www.flickr.com/
Site de Regina Silveira: http://reginasilveira.uol.com.br/
Imagens do meu banco de imagens pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário