Páginas

sábado, 11 de junho de 2011

Flip Book

A experiência de criar um Flip Book é sensacional, após tantos anos produzindo imagens fixas, poder dar movimento a minha criação foi realmente compensador. Porém o trabalho que isto me exigiu é indescritível, a falta de intimidade com o software, somada com as dificuldades naturais em se explorar novas linguagens tornaram sua produção uma tarefa realmente desafiadora.
 Para o conceito da história me inspirei em uma música da banda gaúcha Tequila Baby, que se chama 'Caindo', e que narra a história de uma suicida.
O aspecto que mais me interessou na música foi a maneira como o autor propõe a situação: ' Quis sentir como é voar, só uma vez .... Ela pulou para agarrar o céu...   Gosto deste contraste entre esta visão quase lírica da situação, e a idéia de que talvez esta seja a única solução possível, o que me parece ser a total desesperança para alguém.
 Decidí representar a personagem com uma expressão serena durante á queda, imagino ela segura do que está fazendo, ela vê o suicídio como algo libertador, e a morte como um passo natural. Infelizmente creio que pela própria dinâmica do processo de flipar, e pelo reduzido tamanho das imagens esta seja uma característica que não se perceba.
 Independentemente destes percalços estou muito satisfeito com o resultado obtido, até por que esta foi minha primeira experiencia neste sentido, e pretendo dar continuidade á experimentação com imagens em movimento, embora provavelmente utilize a técnica do Stop Motion, pois esta apresenta a vantagem de dispensar a impressão e encadernamento, grandes complicadores da tecnica do Flip Book, além da possibilidade de inserir trilha sonora, o que incrementa muito as possibilidades expressivas. Mas este será assunto para meu próximo post. Segue a letra da música 'Caindo':

Caindo


Composição : Calvin/gloor

A unica vez que vi o seu rosto

ela pulou do ultimo andar,

nao sei seu nome, onde ela mora

 e o por que disso que ela fez,
Mais o jeito que ela me olhou

era dificil de esquecer,

 não sei se era solidão, alívio

 ou se era desespero

A ultima vez que vi o seu

 corpo foi deitado na calçada,

 ela pulou para agarrar o céu,

 foi isso que eu senti

Quando eu subi no ultimo andar

 pra ver de onde ela saltou,

 me deu vontade de sentir

 como é voar só uma vez

Agora é que eu sinto
Porque foi isso que ela fez

Seguem alguns Frames do Flip Book ' Sonho de Ícaro':


Inspiração: Caindo, banda Tequila Baby: Site oficial da bandaTequila Baby
Video da música: Caindo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário