Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Produção do Stop Motion

O roteiro
O roteiro consiste na história em que um personagem, seguindo o seu caminho, deixa cair uma folha de papel. Esta, ao perceber que foi perdida tenta alcançar o personagem, mas não consegue ‘andar’,então se transforma , através da técnica de Origami, em um sapo. Após, em um rato, e ao encontrar uma poça de água, em um barco de papel. Como ainda assim não consegue seu intento, ela se transforma em uma ave, e posteriormente em um avião, alcançando assim finalmente seu lugar na pasta de papéis que o personagem carrega. Este chega a um determinado local, retira o papel da pasta, confere o endereço e, amassa o papel, jogando-o em uma cesta de lixo. Apesar de considerar o final um tanto quanto cruel, tenho que admitir que é bem interessante e realista, podendo ser associado com várias situações que vivemos em nossas vidas.
A produção
Para a produção do Stop Motion fizemos um grupo com seis pessoas, após definirmos a idéia para o roteiro, partimos para a escolha das locações, e o teste de funcionamento da mecânica envolvida em algumas transformações exigidas pela história. Escolhemos como cenário o prédio da antiga estação férrea de Caxias do Sul, pela beleza arquitetônica do local, e também por ser um local de pouca movimentação de pessoas, que poderiam interferir na produção. Fizemos um pré teste do roteiro em uma semana, e na semana seguinte filmamos a história.

A locação
O grupo


Quanto ao grupo, trabalhar em um grupo grande tem vantagens e desvantagens. A troca de idéias, o convívio com pessoas criativas, a percepção de seus processos de criação, são características muito interessantes que o trabalho em grupo proporciona. A divisão das tarefas permitiu que eu pudesse me dedicar integralmente a questão da ‘engenharia do projeto’, criando as engenhocas que possibilitariam a padronização dos movimentos dos personagens. Porém em um grupo tão grande, não podemos participar diretamente de todas as tarefas, de modo que o aprendizado de algumas pode não ser tão completo. Por este motivo resolvi experimentar a técnica do Stop Motion em um projeto paralelo, para outra disciplina. Neste projeto pude experimentar diversas possibilidades de uso dos programas de manipulação de imagens para gerar movimentos em meus personagens,  descobrindo assim, diversas possibilidades de uso das ferramentas de manipulação de imagens para a criação de um Stop Motion.Gosta de Stop Motion?





Nenhum comentário:

Postar um comentário